sexta-feira, 24 de julho de 2009

Onde o Coração vai a mil: os clássicos!


Segue abaixo um pouco da história dos maiores clássicos do Brasil, que com certeza é o momento mais emocionate e importante do esporte no país.
Derby Paulista - Corinthians x Palmeiras - ou O Grande Derby, é o nome pelo qual é conhecido o clássico paulista entre os time de futebol Corinthians e Palmeiras. É a rivalidade entre os dois clubes mais populares da cidade de São Paulo na época, e foi o jornalista Thomas Mazzoni quem batizou essa rivalidade com o nome de Derby Paulista, em referência a mais importante corrida de cavalos do mundo, o Derby de Epsom. É uma das maiores rivalidades no futebol mundial (a 4º maior do mundo) e consequentemente a de maior rivalidade do Brasil.
Gre-Nal - Grêmio x Internacional - A expressão Gre-nal surgiu em 1926, quando o jornalista Ivo dos Santos Martins (torcedor do Grêmio), cansado de ter de escrever por extenso os longos nomes dos dois times, inventou a expressão. Já o ex-governador do Rio Grande do Sul e patrono do Internacional, Ildo Meneghetti, definiu de forma tautológica o grande clássico gaúcho: “Gre-nal é Gre-nal”. O Gre-nal é considerado, proporcionalmente, o maior clássico regional do Brasil, por dividir ao meio praticamente todo o Estado do Rio Grande do Sul.
Clássico dos Milhões - É o nome dado ao clássico carioca entre Club de Regatas Vasco da Gama e Clube de Regatas do Flamengo. É um dos clássicos que envolve o maior número de torcedores no Brasil. A rivalidade entre os clubes, uma das mais destacada no futebol brasileiro, começou ainda na década de 1910 nas competições de Remo mas com a ascensão à primeira divisão do time de futebol
do Vasco na década de 20 o duelo passou a ser mais forte nessa modalidade desportiva.
Ba-Vi - EC Bahia x EC Vitória. É provavelmente o maior clássico da Região Nordeste do Brasil, envolvendo o Tricolor de Aço e o Leão Rubro-Negro, em confrontos desde 18 de setembro de 1932 (Bahia 3 a 0 Vitória) com a maior parte deles sendo disputados no Estádio da Fonte Nova.Em sete edições do Campeonato do Nordeste , o Ba-Vi decidiu três, com duas conquistas do Vitória ( 1997 e 1999 ) e uma do Bahia ( 2002 ) , sendo este o único clássico estadual a chegar na final deste campeonato regional.
Re-Pa - Remo x Paysandu - (também conhecido como Clássico-Rei da Amazônia) é o maior clássico da Região Norte do Brasil. Envolve o Clube do Remo e o Paysandu Sport Club, da cidade de Belém capital do estado do Pará. É o clássico brasileiro que mais vezes foi disputado, talvez o clássico com maior número de partidas do futebol mundial. Estas equipes já jogaram quase 700 clássicos desde a primeira vez em 10 de Junho de 1914, que terminou com a vitória do Remo por 2 a 1
Clássico João e Maria - Atlético - MG x Cruzeiro - é o nome do maior clássico da cidade de Belo Horizonte e do estado de Minas Gerais, nomes simplificados de Clube Atlético Mineiro e Cruzeiro Esporte Clube.Os grandes clubes mineiros são muito identificados com seus mascotes e o clássico Atlético contra Cruzeiro também é conhecido como Galo contra Raposa. Este clássico tornou-se o maior clássico mineiro a partir da construção do Estádio Magalhães Pinto, o Mineirão, estádio onde o equilíbrio das partidas é evidente nas estatísticas, superando Atlético versus América que era, antes da inauguração do Mineirão, o maior clássico mineiro.
Majestoso - São Paulo x Corinthians - é o confronto entre São Paulo Futebol Clube e Sport Club Corinthians Paulista. Esse apelido foi dado pelo jornalista Thomaz Mazzoni, do jornal A Gazeta Esportiva. O Corinthians tem seu nome associado as classes mais humildes da sociedade paulista. Seu rival, o São Paulo FC, é considerado o time da elite paulistana, hoje a rivalidade do clássico é muito grande pois são os dois clubes mais populares da cidade.
Derby Campineiro - é o nome dado aos confrontos entre Guarani x Ponte Preta, maior clássico da cidade de Campinas, no Estado de São Paulo, que ocorre desde 1911 ( Ponte 1 a 0, gol de Lopes ), podendo-se afirmar, que trata-se do maior clássico do interior do Brasil, dado a rica história destes 2 clubes e do próprio clássico em particular, cujo equilíbrio é a principal característica .
Fla-Flu - Flamengo x Fluminense - O primeiro FLA-FLU, em 7 de julho de 1912 [1] [2] , já deu uma noção do que seria a história deste clássico, pois mesmo o Fluminense tendo perdido nove titulares que foram abrir o departamento de futebol de seu rival, ganhou por 3 a 2 (primeiro gol da história do Fla-Flu, de E. Calvert, do Fluminense, a 1 minuto de jogo), marcando desde o início este confronto, como clássico de grandes imprevisibilidades, de futebol alegre e ofensivo, festa de cores das grandes torcidas , um carnaval fora de época.O nome próprio deste clássico, FLA-FLU, foi dado pelo jornalista Mário Filho em 1933, quando procurava recursos para motivar o comparecimento das torcidas ao campeonato da recém criada Liga de Futebol.
Clássico dos Clássicos - Náutico x Sport - É o 3º clássico mais antigo do Brasil , atrás somente de Clássico Vovô (22 de Outubro de 1905) e do Gre-nal (18 de Julho de 1909) , este último disputado apenas 1 semana antes do primeiro Clássico dos Clássicos. É o mais importante dos clássicos disputados no estado, porque envolve as duas equipes mais tradicionais e de maior rivalidade do estado.
RANK: OS 10 MAIORES CLÁSSICOS
1º Corinthians X Palmeiras
2º Grêmio X Internacional
3º Flamengo X Vasco
4º Bahia e Vitória
5º Paysandu X Remo
6º Cruzeiro X Atlético-MG
7º Corinthians X São Paulo
8º Guarani X Ponte Preta
9º Flamengo X Fluminense
10º Sport X Náutico

quarta-feira, 22 de julho de 2009

OS MELHORES EM NÚMEROS

Segue numa tabela os clubes com maior desempenho no ano de 2009. Os dados são referentes a campeonatos estaduais, a Copa do Brasil, Libertadores e o Campeonato Brasileiro até a rodada 12. Lembrando que os clubes analisados foram das séries A e B do Brasileirão 2009. Veja a posição do seu clube.



domingo, 19 de julho de 2009

Band, emissora do Corinthians?


Hoje, é a pergunta mais feitas pelos apaixonados por futebol. A pergunta não é lançada pelo motivo da Rede Bandeirantes de Televisão ser administrada pelo Corinthians, pois isso não acontece, a dúvida decorre pela grande atenção da emissora em relação ao clube paulista.
Muitos respondem essa pergunta da seguinte forma: “A Band é uma emissora paulista, logo as atenções devem estar voltadas para os clubes do estado”. Já outros respondem: “O corpo administrativo da Band é corintiano”. Enfim, uma coisa é certa, muitas torcedores de outros times se incomodam com essa atenção exagerada. Mas será que essa exaltação, traz benefícios a emissora no sentido de audiência? Essa pergunta é difícil de responder, uma vez que se analisa vários fatores, mas uma consequência se torna visível, os programas esportivos da Band são mais assistidos por paulistas e mais especificamente torcedores do Corinthians.
O resultado dessa apegação torna-se visível, clubes do Centro-Oeste e do Norte-Nordeste ficam esquecidos e com certeza são os mais incomodados com essa situação. Outro exemplo é o Flamengo que hoje possui a maior torcida do Brasil e que pouco é venerado pela Rede Bandeirantes em relação é claro a São Paulo, Palmeiras e principalmente Corinthians.
Hoje o Brasil é considerado o país do futebol e por tal reconhecimento deve ser tratado e acompanhado por todos os campos da mídia, de Note a Sul. É natural e aceitável que clubes consagrados recebam um tratamento especial, mas clubes de outros estados que não possui uma grande expressão não devem ser esquecidos, afinal a mídia é fator determinante de sucesso no futebol brasileiro.

sábado, 18 de julho de 2009

Vai começar mais uma rodada...


Neste sábado a rodada tem inicio com jogos ás 18:30:

Palmeiras X Sto André

O embalado palmeiras joga ao lado da sua torcida contra o time regular do Sto André.
O palmeiras é favorito, mas pode haver surpresa!

Fluminense X Goiás

O fluminense tenta em casa se reabilitar no campeonato contra o bom time do Goiás, que vem de uma derrota em casa pro Avaí.

Jogos do Domingo

16:00
Cruzeiro X Corinthians

Jogo difícil, o cruzeiro tenta superar a decepção da quarta. O corinthians quer dá um basta nos sufocos que vem passando.
Vitória X Atlético-MG

Duelo pelas primeiras colocações. O Vitória embátivel até o momento em casa, e o Atlético tenta se firmar na liderança. Esse jogo promete.
Grêmio X Internacional

Dois dos melhores elencos em um clássico que promete. Um jogo que não tem favorito, o grêmio tem a vantagem de jogar em casa, mas não vai ser fácil vencer o Inter.
Atlético-PR X Coritiba

Outro duelo clássico, e esse será para se livrar do fantasma do rebaixamento.
São Paulo X Santos.

Outra briga pela reabilitação no campeonato. Ambos os times vem de resultados ruins e não convencem no campeonato. O São Paulo tem mais elenco, mas todo clássico é imprevisível.

Flamengo X Botafogo.

Flamengo tenta driblar irregularidade contra um Botafogo em recuperação. Rubro-Negro tem escrita a seu favor: jamais perdeu para o arquirrival no Campeonato Brasileiro por pontos corridos.
Barueri X Náutico

Há oito jogos sem vencer, Náutico visita o embalado Barueri. Timbu tenta aproveitar desfalques do adversário para tentar se livrar da lanterna do Campeonato Brasileiro.

Sport X Avaí

Sport e Avaí se enfrentam pela primeira vez na Primeira Divisão. Leões já se enfrentaram em seis oportunidades quando estiveram na Série B, e o da Ilha do Retiro leva vantagem.




quarta-feira, 15 de julho de 2009

O inesperado Aconteceu!


Estudiantes surpreende o cruzeiro em pleno mineirão e leva o caneco.


Nesta noite o Mineirão calou-se e viu mais uma vez um time argentino levar a melhor. Com muito nervosismo o cruzeiro se complica e vê o tri ir embora. O time mineiro foi dominado pelo nervosismo na maior parte do jogo e caiu diante de um adversário que se mostrou organizado no sistema defensivo e que soube explorar falhas de marcação.

Ao cruzeiro resta somente lamentar e voltar as atenções agora ao Brasileirão onde não está em boa fase pela grande dedicação a Libertadores. O Treinador Adilson, vai ter que trabalhar muito essa equipe, principalmente o psicológico que com certeza após essa final decepcionante está abalado.


CRUZEIRO 1 X 2 ESTUDIANTES


Gols: Henrique, aos seis (cruzeiro), Fernández, aos 12, e Boselli, (Estudiantes) aos 27 minutos do segundo tempo.


Estádio: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)

Data: 15/07/2009.

Árbitro: Carlos Chandía (CHI).

Auxiliares: Patrício Basualto (CHI) e Francisco Mondría (CHI).


Não adianta, todo mundo pensou: "O Avaí não ganha essa nem lá em casa"

Realmente não ganhou lá em casa, mas na casa do Goiás
Nesta noite o Avaí contrariou todas as expectativas. Diante do apático Góias, venceu por dois tempos a zero.
O goiás começou melhor, mas cedeu vitória aos catarinenses. Com essa vitória o Avaí deixa a laterna e ganha uma "moralzinha" com os torcedores.
GOIÁS 0 x 2 AVAÍ
Goiás
Harlei; Valmir Lucas, Leandro Eusébio e Ernando; Douglas (Jael), Amaral (Ânderson Gomes), Ramalho, Felipe Menezes (Rafinha) e Júlio César; Bruno Meneghel e FelipeTécnico: Hélio dos Anjos
Avaí
Eduardo Martini; Michel (Luiz Ricardo), Rafael, Augusto e Eltinho; Ferdinando, Léo Gago, Marcus Vinícius e Marquinhos; Muriqui (Roberto) e William (Caio).
Técnico: SilasData: 15/07/2009 (quarta-feira)Local: Estádio Serra Dourada, em Goiânia (GO) Árbitro: Héber Roberto Lopes (PR)
Auxiliares: José Amilton Pontarolo (PR) e José Savel Silveira (RS)
Cartões amarelos: Valmir Lucas, Ânderson Gomes, Bruno Meneghel (Goiás); Ferdinando (Avaí).
Gols: Muriqui, aos 3 minutos do segundo tempo; Roberto, aos 44 minutos do segundo tempo.

Fora de casa joga mal, mas em casa surpreende!


De virada o Coritiba vence o grêmio e espanta o terror da zona da degola (pelos menos nessa rodada).



O jogo começou as 19:30 desta quarta em clima de pré-clássicos, pois o coritiba tem pela frente um Atletiba e o Grêmio um Grenal. Mas voltando ao que foi o jogo, o grêmio começou bem, abriu o placar no primeira etapa com Jonas, mas não aguentou por muito tempo e sedeu a virada aos paranaenses.

O gol de empate saiu aos 46' do primeiro tempo dos pés de Marcelinho Paraíba e a virada veio dos pés de Ariel aos 7' do segundo tempo.

O craque do jogo foi Marcelinho Paraíba (aquele do cabelo horroroso), além do gol de empate, foi decisivo em vários outros lances do jogo, prova que o "velhinho" joga muita bola.



CORITIBA 2 X 1 GRÊMIO



Coritiba

Vanderlei; Rodrigo Heffner (Rodrigo Pontes), Cleiton, Demerson e Douglas Silva; Leandro Donizete, Pedro Ken, Carlinhos Paraíba e Marcelinho Paraíba; Marcos Aurélio (Bruno Batata), Ariel NahuelpanTécnico: René Simões



Grêmio

Victor; Thiego, Léo, Rafael Marques, Fábio Santos; Túlio, Adílson, Tcheco, Maylson (Joílson); Jonas (Perea) e Alex Mineiro (Makelele)



Técnico: Paulo AutuoriData: 15/07/2009 (quarta-feira)

Local: Estádio Couto Pereira, em Curitiba-PRÁrbitro: Gutemberg de Paula Fonseca (RJ),

Auxiliares: Ricardo de Almeida (RJ) e Cláudio José de Oliveira Soares (RJ).

Cartões amarelos: Leandro Donizete, Carlinhos Paraíba, Rodrigo Pontes (Coritiba); Léo, Fábio Santos, Maylson, Victor (Grêmio)

Cartões vermelhos: Thiego (Grêmio)

Gols: Jônas, aos 9 min e Marcelinho Paraíba, aos 46 minutos do 1° tempo. Ariel, aos 7 min do 2° tempo.
Outros Resultados:
Santo André 1x0 Atlético-PR
Santos 3x3 Barueri

Internacional 4x2 Fluminense
Flamengo 1x2 Palmeiras

Cruzeiro é o Brasil na Libertadores


Galera é hoje, as 21:50 será exibido pela Rede Globo de Televisão a final da Libertadores 2009.
Cruzeiro e Estudiantes da Argentina fazem hoje o segundo e decisivo confronto. No primeiro jogo não houve gols, com isso o cruzeiro entra em campo com vantangem por estar jogando no mineirão. Vamos esquecer nossos times hoje e torcer pelo cruzeiro, pois acima de tudo somos brasileiros. O cruzeiro é favorito, tem mais time e sem falar que vencer um time argentino é muito mais gostoso.

Curiosidades do Futebol Brasileiro




COPAS DO MUNDO

  • Na copa de 1934 o Brasil passou da primeira fase sem jogar, pois o Peru, seu único adversário, desistiu.

  • Primeira vitória brasileira em Mundiais: 4x0 na Bolívia (22/07/1930).

  • Deste de 1990 copa da Italia o vencedor do primeiro jogo da semi final perde a final

1990 Argentina

1994 Italia

1998 Brasil

2002 Alemanha


E que tambem nem um dos vices marcou gol na final?



  • Primeiro gol brasileiro em Copas do Mundo foi marcado por Preguinho, contra a Iugoslávia (17/07/1930).

  • Primeiro gol das Copas: Laurent (FRA) contra o México (em 13/07/1930).

  • Inglaterra, Escócia, Irlanda do Norte e País de Gales se recusaram a participar da Copa do Mundo de 1930.

  • Na Copa de 1970 os italianos desenvolveram um sistema de jogo chamado "catenaccio", onde a defesa possuía um maior número de jogadores e partia para o contra-ataque para fazer os gols.

  • Os Holandeses também desenvolveram seu estilo na Copa de 70, o chamado "futebol total", onde os jogadores eram atacantes e defensores ao mesmo tempo.

  • Na Copa de 82 foi aumentado de 16 para 24 o número de finalistas na competição.

  • A primeira seleção a receber a Taça da Copa do Mundo da FIFA foi a da Alemanha Ocidental, em 1974.

  • A taça original da Copa do Mundo, Jules Rimet, é de ouro maciço de 18 quilates, e possui 36cm de altura e 4,9 Kg.

  • O primeiro árbitro Brasileiro a apitar uma final de Copa do Mundo foi Arnaldo César Coelho (1982), seguido por Romualdo Arppi Filho em 1986.

  • A única Seleção que participou de todas as Copas do Mundo foi a Brasileira.

  • Primeira Copa realizada em duas sedes: 2002 (Japão e Coréia do Sul).

CLUBES DE FUTEBOL


  • O América Mineiro e ABC Futebol Clube detém recorde de campeonatos seguindos, o América chegou ao Deca-Campeonato Mineiro, de 1916 a 1925, e o ABC é Deca-Campeão Potiguar, de 1932 a 1941.

  • O Botafogoe o Fluminense são os únicos Tetra-Campeão de Futebol do Rio de Janeiro. O Botafogo conquistou os titulos em 1932,1933,1934,1935. Já o Fluminenense em 1906, 1907,1908 e 1909.

  • O clube com maior número de títulos nacionais é o Linfield, da Irlanda do Norte, com 81. Em segundo está o Rangers, da Escócia, com 74.

  • O Bochum (Verein Für Leibersübungen Bochum Fussballgemeinschaft EV), da Alemanha, foi fundado em 10 de setembro de 1848 e é o clube mais antigo do mundo.

  • Único campeão brasileiro invicto:Inter (1979)


ESTATÍSTICAS

  • A distância percorrida por cada jogador, em cada posição:· Defesas: 10.1 Km· Médios: 11.4 Km· Avançados: 10.5 Km

  • O goleiro mais gordo da história foi Foulke, jogador do Bradford City, clube Inglês. Media 1,90m, pesava 141kg e, no final da carreira, chegou a jogar com 165kg.


ESTÁDIOS



  • O maior estádio do mundo está localizado no Brasil, é o Maracanã, que ocupa uma área de 146 452 metros quadrados.

  • Inaugurado em 1902, o Velódromo de São Paulo foi o primeiro estádio Brasileiro.
    JOGADORES

  • Apelidos de jogadores:- Ademir da Guia-"O Divino"- Ademir de Menezes- "O queixada "- Baltazar- "O cabecinha de Ouro "- Bauer - "O monstro do Maracanã " - Bino - "O gato selvagem"- Canhoteiro - "O mago "- Danilo - "O príncipe "- Didi - "O folha seca "- Donizete- " O pantera negra "- Fidélis - "O touro sentado "- Fischer - "El lobo "- Gérson - "O canhotinha de ouro "- Jair - "O canhão de Parque Antártica"- Leônidas - "O diamante negro "- Lima - "O garoto de ouro "- Luizinho - "O pequeno polegar "- Nilton Santos - "A enciclopédia do futebol "- Noronha - "O cobrinha "- Orlando - "O pingo de ouro "- Pelé - " A pérola negra "- Pepe - "O canhão da vila "- Ponce de Leon - "O diabo louro "- Rondinelli - "O rei da raça "- Servílio - "O bailarino "- Vavá - "O peito de aço "- Zico - "O galinho de Quintino "- Zizinho - "O mestre Ziza "- Julio Cesar do Fla - Ury Geller ( O entortador)- Andrade Fla - O Tromba- Mozer Fla - O vampiro- Nunes Fla - O Guerreiro- Adílio - Fla - "O Neguinho bom de bola"- Junior - Fla - Capacete- Leandro - Fla - O peixe- Roberto ( eca! vasco) Dinamite- Jairzinho - Furacão- Dadá Maravilha, Peito de aço, Beija -flor.

  • Leônidas da Silva marcou o primeiro gol de bicicleta, em 1931, em uma partida entre Bonsucesso e Esporte Clube Carioca.

  • Nilton Santos, que foi conhecido como a enciclopédia do futebol, só conheceu um clube em sua carreira: O Botafogo

DADOS HISTÓRICOS



  • Em 1970 os juízes começaram a mostrar cartões amarelo e vermelho. Os cartões foram introduzidos pela Fifa na Copa do Mundo de 1970, para facilitar o trabalho dos árbitros em partidas internacionais.

  • Em 1950 passaram a ser usados números nas camisetas pela primeira vez.

  • Em 1895 foi disputada a primeira partida de futebol no Brasil, entre Companhia de Gás e São Paulo Railway, em São Paulo.

  • O primeiro jogo disputado à noite foi no dia 23 de junho de 1923, na Várzea do Glicério, em São Paulo. O campo foi iluminado faróis de 20 bondes.

  • A primeira partida de futebol televisionada em cores no Brasil, foi entre dois times gaúchos, Caxias do Sul e Grêmio, em 19 de fevereiro de 1972, em Porto Alegre.

  • As traves passaram a fazer parte do campo de futebol em 1875, para substituir as fitas de tecido que uniam duas traves laterais, e só 15 anos mais tarde foram colocadas as redes nos travessões.

  • Em 1929, o Vasco foi o primeiro clube a implantar o uso de luvas nos goleiros, elas eram de borracha, pretas por fora e vermelhas por dentro.

  • O bandeirinha passou a auxiliar o árbitro em 1874, marcando impedimentos e arremessos laterais.

RECORDES


  • O campeonato que reúne o maior número de clubes em todo o mundo é a Copa da Inglaterra: Nada menos que 500!

  • O clássico Vovô, é o mais antigo clássico do Brasil, entre Botafogo e Fluminense, pois o primeiro aconteceu em 1906. Em 22/10/1905 o Fluminense venceu um amistoso diante do Botafogo por 6x0.

  • A camisa mais utilizada por clubes de futebol é branca. 80 clubes do mundo todo adotam essa cor na camisa.

DIVERSOS



O nosso famoso grito de GOL é gritado da mesma maneira que nós brasileiros na Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, Espanha, Honduras, Hungria, Itália, Iugoslávia, México, Panamá, Peru, Romênia, Uruguai e Venezuela. Em Portugal diz-se GOLO. GOAL, é gritado na Austrália, Bangladesh, Bélgica, Bulgária, Camarðes, Canadá, Chipre, Coréia do Sul, Eire, Egito, Estados Unidos, Finlândia, Gana, Gró-Bretanha, Grécia, Holanda, Iró, Islândia, Israel, Líbia, Luxemburgo, Nova Zelândia, Polônia, Senegal, Suíça, Tchecoslováquia, Turquia e União Soviética. BUT, é na Argélia, França, Gabão, Mali, Mônaco e Tunísia, e pronuncia-se BI. Na Alemanha e na Áustria diz-se TOR, na Noruega e na Suécia é MAL, e, finalmente, na Dinamarca GOL é MALL, sendo pronunciado MOL.

Curiosidades do Futebol Brasileiro


Botafogo 24 x 0 Mangueira

É a maior goleada do futebol no Brasil

Imposta pelo Botafogo (RJ) sobre a equipe do Mangueira em jogo válido pelo Campeonato Carioca de 1909. Já no primeiro tempo o Botafogo vencia por 9 a 0. No segundo, mais 15 gols - Gilbert Hime (09), Flávio Ramos (07), Monk, Luiz Martins da Rocha "Lulú" (02), Dinorah, Emmanuel Sodré, Raul Rodrigues e Henrique Teixeira (01) foram os jogadores que marcaram.


A equipe do Mangueira terminou a competição na última colocação. Já o Botafogo ficou com o vice-campeonato.


Ficha Técnica

BOTAFOGO 24 x 0 MANGUEIRA

Data: 30 / 05 / 1909

Local: Rua Voluntários da PátriaÁrbitro: Antônio Miranda

Competição: Campeonato Carioca

Botafogo: Coggin, Raul Rodrigues e Dinorah; Rolando de Lamare, Lulú Rocha e Edgard Pullen; Henrique Teixeira, Flávio Ramos, Monk, Gilbert Hime e Emmanuel Sodré.

Mangueira: Luiz Guimarães, José Perez e Carlos Mongey; Victor, Jonas Cunha e Justino Fortes; Alberto Rocha, João Pereira, Menezes e Maranhão.

Gols – Gilbert Hime (9), Flávio Ramos (7), Monk (2), Lulú Rocha (2), Raul Rodrigues, Dinorah, Henrique Teixeira e Emmanuel Sodré.

Curiosidades do Futebol Brasileiro


Coritiba, e porque não Curitiba?A grafia que identifica o maior vencedor do Paraná


Um capítulo importante na história do Coritiba Foot Ball Club é a grafia do nome que identifica o maior vencedor do estado do Paraná. Por que Coritiba se a cidade se chama Curitiba? É evidente que o nome foi para mostrar a integração de seus fundadores com a cidade. Primeiro, ele se chamou Coritibano FC, nome mudado logo nos seus primeiros meses, para não fazer confusão com o Clube Curitibano. O nome da cidade se grafava Curityba, com o y depois do t, que era um nome tupi-guarani, significando "muito pinhão". Em uma das reformas ortográficas, a cidade passou a ser grafada como Coritiba, existindo até os dias atuais inúmeros bustos e estátuas na cidade com essa grafia. E veio uma nova reforma, passando a ser Curitiba, mas o clube, já com o nome consagrado, preferiu ignorar a mudança.

Curiosidades do Futebol Brasileiro


São Paulo FC - a maior vitória e a maior goleada sofrida


O São Paulo Futebol Clube já fez mais de 6 mil gols em sua história, destes, doze foram marcados na vitória sobre o Jabaquara Atlético Clube, da Cidade de Santos. Foi no dia 08 de julho de 1945, pelo campeonato paulista daquele ano - 12 a 1.As duas maiores derrotas de sua história, em jogos do campeonato brasileiro, ocorreram em 08 de março de 1983, perdeu para a Portuguesa de Desportos por 7 a 2 e, em 25 de novembro de 2001, perdeu para o Vasco da Gama, no Rio de Janeiro pelo placar de 7 a 1.Se computarmos o Torneio Rio-São Paulo, a maior derrota sofrida foi em 10 de julho de 1940, nas Laranjeiras - Botafogo/RJ 8 x 1 São Paulo. Em toda sua história o Tricolor Paulista sofreu mais de três mil gols.

Curiosidades do Futebol Brasileiro




Édson Arantes do Nascimento - a origem do apelido Pelé


Tudo começou com um colega de time de seu pai, quando ele jogava pelo Vasco de São Lourenço, em Minas Gerais. O sujeito era goleiro e conhecido como "Bilé". Ainda menino, Édson Arantes do Nascimento ia assirtir aos treinos do clube, e ficava brincando no gol, fingindo defender um chute. Toda vez que fingia a defesa, gritava: "Boa, Bilé!" ou "Grande defesa, Bilé!". Como ainda era muito pequeno, distorcia a pronúncia do apelido e dizia que quando crescesse seria goleiro, como o "Pilé". Mas o apelido "Pilé" tornou-se "Pelé" quando a família mudou-se para Bauru. De acordo com o seu tio Jorge, foi por causa do seu forte sotaque mineiro. Em Bauru, o menino "Édson" falava uma coisa e as pessoas entendiam outra.

Um dia um garoto começou a caçoar do futuro maior craque de todos os tempos chamando-o de "Pelé". Portanto, graças àquele goleiro Bilé e a uma brincadeirinha de um colega de escola, acabou por se tornar definitivamente, "Pelé".